ao

Benchmarking Brasil - obras e artistas

   
  Foi com muita alegria que recebi a indicação para participar da 4ª edição da Benchmarking das Artes.
Não tive muito tempo para produzir uma peça, mas o resultado ficou de acordo com a proposta por mim apresentada. Visando a necessidade de inovação na área das artes, desenvolvi uma técnica de prensagem e modelagem da fibra da juta ou juta cardada, com a qual produzo uma gama imensa de produtos, bem como, bio joias, folha (encadernação, convites, caixas, revestimentos, acessórios,  etc..) esculturas, telas, luminárias, entre outras linhas de produtos que pode ser usada.
 


Abaixo a descrição da peça que será julgada em junho de 2016, e já faz parte do acervo do Museu do Rio Tietê.
Confira este trabalho e outros maravilhosos no site http://benchmarkingbrasil.com.br/obras-e-artistas-2016/ 

PAINEL DECORATIVO ÉTNICO
Autor: Cacá Brasil
Título da Obra:Invento flores- Aiyana(bela flor) e Daren(nascido na noite) 
Técnica: Escultura/Modelagem de juta cardada
Descrição da obra: Painel Decorativo-Invento flores- Aiyana(bela flor) e Daren(nascido na noite). Juta em tela, painel total 1m X 1,40m, juta cardada, jarro e flores. Pigmentos: extrato de nogueira, pó de uva, açafrão, cúrcuma, giz de cera. Elementos desidratados: bambu, haste de palmeira, capim, corda de buriti. Metais: níquel e cobre (utilizados nas bio joias aplicadas feitas com em fibra de juta)
Depoimento: Como uma apaixonada que sou, há 15 anos procuro usar elementos da natureza como ponto de partida das minhas criações. Procuro respeitar o manejamento da matéria prima, olhando cada item como uma joia rara. Por conta da necessidade de inovação nas artes, desenvolvi uma técnica de trabalho com a fibra da juta, ou juta cardada, que me possibilita produzir trabalhos em  modelagem de  objetos de decoração, utilitários e moda.
   "A construção da peça escolhida é feita por meio de um processo artesanal de penteação e cardação da fibra descontínua. A partir desta etapa, há uma seleção das fibras de diferentes dimensões, para serem aglutinadas ou expandidas, conforme o objeto pretendido.
   A fabricação da lamina de fibra de juta poder ser usada na encadernação, revestimentos, embalagens, confecção de bio joias, bolsas, telas, luminárias, entre outros.
   A aglutinação é empregada na confecção de bio joias e esculturas.
   Estas técnicas foram criadas por mim, Rita de Cassia Viviani, no ano de 200o. Os critérios que usei foram a inovação, autenticidade, sustentabilidade e a prática artesanal."
Mais informações:  www.ecocabana.com.br